19 de abril de 2020

Gastrópodes vs. Lamelibrânquios

Fotografia gamada à Renascença, com o devido crédito bem visível, de um caso gastropoidal


De um modo geral, são moluscos, mas defendem-se das ameaças de duas maneiras muito distintas.
Os lamelibrânquios, conhecidos popularmente por bivalves, estão sempre em casa, de preferência fechadinhos e só abrem a porta para se alimentarem. A sua vida social é miserável - nunca se viu uma ameijoa cumprimentar um berbigão e muito menos ensaiar um acometimento amoroso. Solitários, parecem ter uma vida desgraçada. Toda a aprendizagem que possam ter em vida é misteriosa, uma vez que o sistema sensorial que os devia ligar ao mundo é inexistente. Ao Sol estragam-se, e nem para comer prestam.
Já os gastrópodes, como o caracol, andam pelas ruas. Sendo igualmente moluscos arranjaram um tipo de defesa muito mais inteligente: transportam consigo o material que os protegerá da ameaça. E assim podem deslocar-se, normalmente exasperadamente devagar, podendo confortar aqueles que necessitam do seu conforto. Não se veja, porém aqui, alguma atividade reprodutiva especial - na maioria dos casos são hermafroditas (ou será hermafroditos?), apesar de terem à sua disposição outros e outras da mesma espécie. Sobretudo, têm vagar para isso.
Ambos - lamelibrânquios e gastrópodes são do período câmbrico, o que quer dizer que têm muita experiência acumulada. Os primeiros, sabem que saindo da concha estão tramados; os segundos, sabem que tirando a concha, tramados estão.
Eis um bom tema para começar um debate: preferis ser gastrópode ou lamelibrânquio? 
Esta, sim, é uma questão dos nossos tempos.

3 comentários:

  1. Au naturel ou à Bolhão Pato, já marchava uma ameijoazita...

    ResponderEliminar
  2. E viva o senhor Bulhão Pato, sendo ela da Boa, mai-los caracóis, com seu acompanhamento em loira com gás.
    Relativamente a carnes, assadas e cabrito de preferência.

    ResponderEliminar
  3. Sirvam-se que eles andam cá para ser comidos. Caso contrário sabiam fugir��

    ResponderEliminar

Must